Jornal de Notícias - Economia
|
-
Ministro das Finanças defende reforço da negociação coletiva de salários
O ministro das Finanças, Fernando Medina, defendeu, esta sexta-feira, o reforço da negociação coletiva para que haja ajustamento dos salários nominais ao crescimento dos preços.
-
Apoio de 60 euros vai chegar a mais famílias
O apoio social extraordinário de 60 euros anunciado por António Costa, para compensar o aumento do preço dos produtos alimentares, vai chegar a cerca de 280 mil famílias. O cheque será entregue na próxima sexta-feira, dia 27 de maio.
-
Bruxelas dá parecer positivo ao Orçamento do Estado
A Comissão Europeia emitiu, esta sexta-feira, um parecer favorável ao Orçamento do Estado para 2022 (OE2002) português, considerando que está consistente com as recomendações do Conselho, e sublinha a importância de Portugal apoiar a recuperação económica através da "bazuca".
-
Promoções e covid sobem custos com pessoal da Função Pública em 956 milhões
As despesas com pessoal das administrações públicas aumentaram, no ano passado, em 956 milhões de euros - um acréscimo de 4% - e deverão subir, em 2022, cerca de 779 milhões, sobretudo devido a promoções e progressões - e não tanto a aumentos salariais - segundo os relatórios da evolução orçamental em 2021 e da proposta de Orçamento de Estado para este ano do Conselho de Finanças Públicas (CFP).
-
CGTP defende aumento geral de 90 euros para 2022
O JN falou com Isabel Camarinha, secretária-geral da CGTP.
-
Trabalhadores da CP de Lisboa e Porto com greves parciais nos dias 23 e 27
O Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) anunciou, esta quinta-feira, duas novas greves parciais nas zonas urbanas de Porto e Lisboa neste mês, reivindicando melhorias salariais.
-
Milhares de empresas apanhadas a desrespeitar os horários
Autoridade para as Condições de Trabalho abriu 6615 processos em 2021. Sindicatos alertam para a "falta de intervenção" da inspeção e para desgaste físico e psicológico de trabalhadores.
-
Cabo submarino da Google pode render 500 milhões ao PIB português
Equiano tem cerca de 15 mil quilómetros e liga a Europa a África passando por Sesimbra, onde ligará, esta semana, à estação de cabos submarinos da Altice.
-
Surpreendido com a inflação, Centeno pede mais coordenação a nível europeu
O governador do Banco de Portugal (BdP) admitiu, esta terça-feira, que os últimos dados da inflação foram "uma surpresa" e pediu mais coordenação a nível europeu nas medidas de combate, desde logo na comunicação do surto inflacionista.
-
Pré-aviso de greve ao trabalho suplementar em junho no Metro de Lisboa
Os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram hoje, em plenário, entregar um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar e eventos especiais, para o mês de junho, estando em risco o prolongamento do horário habitual durante os Santos Populares.
-
Sonae vende empresas de cibersegurança ao Thales Group por 120 milhões
A Sonae Investment Management assinou com a Thales Group, líder mundial em tecnologias avançadas, um acordo para venda da Maxive Cybersecurity, avaliada em 120 milhões e que agrega duas empresas europeias de cibersegurança: a S21sec e a Excellium.
-
Portugal com o maior crescimento económico da UE no primeiro trimestre
A economia da zona euro cresceu 5,1% no primeiro trimestre e a da UE 5,2%, com Portugal a registar a maior subida homóloga do PIB (11,9%) entre os Estados-membros, segundo o Eurostat.
|