Jornal de Notícias - Economia
|
-
Proibição das máscaras comunitárias põe em causa "uns milhares largos" de empregos
Países europeus proíbem uso de máscaras têxteis em espaços públicos e a fileira têxtil nacional teme pelo efeito da medida nas exportações e no emprego
-
Governo admite estender os apoios ao emprego ao 2.º semestre
O ministro da Economia e Transição Digital, Pedro Siza Vieira, admitiu esta segunda-feira que o Governo se está a preparar para estender os apoios ao emprego ao segundo semestre "caso seja necessário".
-
Em direto: Comércio internacional e o impacto da queda das exportações
A sétima e última conferência Retomar Portugal analisa o impacto da queda das exportações nas empresas. Esta sessão conta com a participação do ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
-
Faltam 80 mil trabalhadores na construção
A construção civil continua a viver uma crise de mão de obra. O setor precisa de, pelo menos, 80 mil trabalhadores qualificados, alerta Albano Ribeiro, presidente do Sindicato da Construção de Portugal. Carpinteiros, eletricistas, encarregados e ferrageiros são alguns dos exemplos de especializações em falta no país.
-
"Abrimos a porta porque temos famílias para dar de comer", diz gerente de bar do Porto
Responsável de bar na Baixa do Porto onde foram captadas imagens de uma multidão em convívio garante que não houve festa. E lamenta que haja clientes que desrespeitam normas.
-
Festas em bares e alojamentos locais continuam a juntar dezenas de pessoas
Empresários denunciam convívios ilegais, que desrespeitam normas sanitárias. A Câmara do Porto e a PSP não divulgam o número de fiscalizações e multas.
-
Mulheres em casa quadruplicaram no fecho escolar
A primeira semana de suspensão de aulas presenciais da última primavera, no início da chegada da pandemia a Portugal, atirou para casa mais 711 mil trabalhadores do que em igual semana do ano anterior, mas apenas cerca de um quarto destes, 24%, beneficiaram do apoio excecional à família para suportar parte dos salários - e que, agora, é retomado perante novo confinamento nas escolas. As mulheres que foram para casa quase quadruplicaram.
-
Empresas pagam 165 euros em salário de 800 no apoio à família
Além de suplementos, trabalhadores perdem 133 euros de salário-base, segundo PwC.
-
Segurança Social baixa apoios a recibos verdes
Cálculo de ajudas à redução da atividade é feito com base nos últimos 12 meses, mas, para muitos, a faturação foi zero. Maioria só vai ter direito ao montante mínimo de 219 euros.
-
Apoio a pais com filhos até 12 anos é calculado com base no salário de dezembro
O apoio aos pais de crianças menores de 12 anos que tiverem de ficar em casa devido ao fecho das escolas será baseado na remuneração de dezembro, segundo o decreto-lei publicado esta sexta-feira em Diário da República.
-
Mais de 12 mil notas falsas retiradas de circulação em 2020
O Banco de Portugal retirou de circulação 12.028 notas de euro contrafeitas em 2020, menos 26% do que em 2019, tendo a nota de 20 euros sido a mais apreendida.
-
Stands voltam a fechar. Inspeções só com marcação
Associações estão divididas quanto à necessidade de fechar os stands mas unidas na suspensão do pagamento do IUC para veículos usados.
|