Alojamento

calendarerase
calendarerase
| Procurar |

Diretório de Empresas


Publicite Aqui

Visitas

HojeHoje271
Esta SemanaEsta Semana652
Este MêsEste Mês8994
TOTALTOTAL533615
Statistik created: 2017-07-25T16:03:19+00:00
Couto de Esteves - A Freguesia PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

 

Coordenadas: 40°45'26" N 8°18'17" O
Código Postal: 3740-037 Couto de Esteves

Couto de Esteves é uma freguesia portuguesa do concelho de Sever do Vouga, com 16,95 km² de área e 1.055 habitantes. Densidade: 76,7 hab/km². Orago: St. Estêvão.

Apesar de pequena é, sem dúvida, uma aldeia invejável, pela sua riqueza histórica, patrimonial e paisagística.


Lugares
Couto de Esteves divide-se pelas seguintes povoações: Couto de Cima (sede de freguesia), Amiais, Catives, Cerqueira, Couto de Baixo, Lameiras, Lourizela, Mouta, Parada, Vilarinho e os núcleos habitacionais do Barreiro, do Coval, da Quinta do Rodo, da Quinta da Sernada, da Quinta de Souto Cerejeira e da Quinta do Vouga.

A população da freguesia do Couto de Esteves ronda os 1.055 habitantes. Salientamos uma grande percentagem de idosos. A maior parte da população feminina activa pratica a agricultura típica da região. Normalmente os homens trabalham noutras actividades, incidindo essencialmente na construção civil e obras públicas. Existindo uma pequena percentagem de emigrantes sazonais. A maior parte dos jovens estuda. Sendo uma percentagem bastante razoável universitários.

A principal festa de Couto de Esteves é a Festa do Senhor, 2.º domingo de Julho, de salientar a majestosa procissão. Temos ainda a Festa ao São Pedro em Parada, a 29 de Julho, São João em Lourizela, a 24 de Junho, Sr.ª do Amparo e São Francisco de Assis, nos Amiais no dia de Pascoela, Sr.ª da Boa Hora em Catives no 3.º domingo de Agosto e a festa em Honra de Nossa Sr.ª da Boa Viagem em Cerqueira no 1.º domingo de Julho. Também é tradição fazer na época de Natal os leilões de oferendas ao Menino Jesus.

A matança do porco é ainda tradição na nossa terra, normalmente feita no Inverno. Em épocas de festas é habitual fazer a vitela e arroz no forno a lenha. Como sobremesa não pode faltar a tradicional aletria e o leite-creme caseiros. Também ainda se faz a broa de milho caseira.

Na freguesia ainda se cultiva o linho, embora seja em pequena quantidade. Efectuam-se todos os amanhos através dos processos artesanais, até à obtenção do produto final. Ainda se faz no Couto de Esteves cestaria.


Património
- Pelourinho - Couto de Cima
- Anta/Dólmen - Cerqueira
- Casa da Cultura - Couto de Cima
- Cruzeiro do Adro - Couto de Cima
- Casa da Fonte - Couto de Baixo

Existe no Couto de Esteves um Posto Médico, Farmácia, Táxis, Correio, Autocarro. Na Casa da Fonte, está instalada a sede da Fundação Solidários. Também de salientar o esmerado serviço de restaurantes nomeadamente "O Júnior" (+), com salão para festas e o "Cantinho da Eira".

 

Share
 

Comentários 

 
0 #1 Anemonalove 15-07-2017 21:59
Hello guys! Who wants to meet me? I'm live at HotBabesCams.com,
we can chat, you can watch me live for free, my nickname is Anemonalove , here
is my photo:

https://3.bp.blogspot.com/-u5pGYuGNsSo/WVixiO8RBUI/AAAAAAAAAFA/JWa2LHHFI2AkHParQa3fwwHhVijolmq8QCLcBGAs/s1600/hottest%2Bwebcam%2Bgirl%2B-%2BAnemonalove.jpg
Citar
 

Comentar


Código de segurança
Actualizar

Font changer Font changer Font changer
Portuguese English French German Spanish

Atualidade

Publicite Aqui

Webfeel